Bayer apoia “Olhe o Degrau”, uma intervenção urbana nos espaços públicos de São Paulo

No último sábado, 28 de fevereiro, cerca de 50 voluntários realizaram uma oficina em Pinheiros para recuperar uma escadaria e alertar as pessoas sobre a crise hídrica da região.

A atividade comunitária deu inicio às intervenções urbanas previstas no projeto “Olhe o Degrau”, ganhador do concurso internacional Urban Urge. A iniciativa, elaborada pela ONG Cidade Ativa, com apoio da GED - Inovação, Engenharia e Tecnologia, Bayer, Grupo Ecorodovias e moradores de Pinheiros, oferece um novo olhar para as escadarias de São Paulo e as coloca como parte integrante e viva dos espaços públicos da cidade.

O prêmio de US$ 1000 recebido no concurso está sendo revertido em melhorias para a escadaria da Rua Alves Guimarães, previamente apresentadas e aprovadas pela Subprefeitura de Pinheiros.

A designer Catarina Bessel foi um das coordenadoras da oficina, que teve como tema a água. Os participantes fizeram a colagem de espelhos e pintura dos degraus, formando o desenho em escala real de um filhote de baleia azul, que nasce com 6 a 8 metros de comprimento em média. Uma das laterais da escadaria, ocupada pelo tapume de uma obra, se transformou no fundo do mar, com desenhos feitos por crianças e adultos. Para a pintura foram utilizadas tintas ecológicas fornecidas pela GED - premiadas pela Bayer no concurso Bayer Jovens Embaixadores Ambientais em 2012.

Além da revitalização da escadaria, estão previstos também o ajardinamento do entorno e a instalação de uma composteira, onde será tratado o lixo orgânico gerado por moradores da região para produção de adubo a ser aplicado no próprio jardim e na horta comunitária local.

O projeto "Olhe o Degrau" contempla ainda um mapeamento colaborativo das escadarias paulistanas, com uma nova proposta para sinalização dos pedestres e intervenções comunitárias que as transformem em espaços seguros e atrativos.



 










Pesquisa de emprego

Última atualização: 2/mar/2015   Copyright © Bayer AG