Talent Acquisition – A nova estratégia global para atração de pessoas

A partir de hoje, 12/06, a Bayer Brasil implementa sua nova estratégia global para atração de pessoas – a estratégia de Talent Acquisition.

O novo formato acompanha um movimento do mercado de trabalho mundial, dando um espaço estratégico para área de Talent Acquisition na companhia, posicionando-se ativamente frente a candidatos - internos e externos. Com essa mudança, a empresa passa a mensagem de seu claro posicionamento: para ser a nº 1 em Ciências da Vida, é preciso ser a nº1 em talentos.

O país é o terceiro a ter o novo formato de estrutura, acompanhado de EUA e China, seguido da Alemanha. “O mercado de trabalho está cada vez mais globalizado, com uma competição pelos melhores talentos. As diferentes complexidades de mercado da Bayer exigem abordagens distintas de atração e seleção. Por isso é preciso começar a customizar a abordagem com este mercado, com relacionamento cada vez mais próximo, deixando de atuar somente sob demanda”, contextualizou Bárbara Will, Head de Talent Acquisition no Brasil.

Nesse novo cenário, onde o objetivo é posicionar a Bayer como uma empregadora que inspira pessoas, é preciso colocar ainda mais peso na experiência do candidato nos processos seletivos. “Todo candidato é também um potencial consumidor, é fundamental que tenhamos uma estratégia que cuide não apenas dos candidatos que a gente seleciona, mas de todas as pessoas que de alguma forma manifestam o interesse de trabalhar na Bayer e despertar o interesse de quem ainda não o manifestou”, comenta Bárbara.

Para chegar neste objetivo, a maneira de contratar pessoas mudou. Ao contrário de como era conduzido até então, com a seleção feita apenas por consultorias externas, a expertise de mercado foi trazida para dentro de casa, e uma área robusta para relacionamento com candidatos foi criada. Agora, a equipe atuará com postura ativa e reativa perante mercado de trabalho e candidatos potenciais.

A nova estratégia contempla uma nova ferramenta tecnológica, criada sob o conceito IPSE 2020 que será o suporte para que os processos de recrutamento sejam mais ágeis, transparentes e que tragam o empoderamento ao gestor para acompanhar diretamente todos os estágios da contratação de um novo membro de sua equipe. Ele também permitirá que colaboradores da Bayer vejam todas as vagas disponíveis preferencialmente aos candidatos externos, podendo já realizar a candidatura ou indicar algum talento externo (participando do programa Caça Talentos).

O novo sistema será uma importante ferramenta para a área, pois passará a fornecer indicadores importantes para a melhoria contínua dos processos de seleção.

Pesquisa de emprego

Última atualização: 10/ago/2017   Copyright © Bayer AG